13 setembro 2010

Cem anos da Revolução Mexicana ("Zapatista")


No centenário da Revolução Mexicana (1910-2010), a Boitempo Editorial reedita o livro México Insurgente, do legendário jornalista norteamericano John Reed, sobre esta que foi a mais importante revolução camponesa da América Latina*.

O portal Carta Maior publica uma resenha sobre o livro (escrito em 1914), México Insurgente, lembrando que este "foi o primeiro livro do jornalista estadunidense John Reed, que a partir daí ganharia notoriedade como o mais importante correspondente de guerra daquele país. Reed foi testemunha de dois dos acontecimentos revolucionários mais extraordinários do século XX: a Revolução Mexicana e a Revolução Russa. 'México insurgente' é seu primeiro grande relato, seu 'batismo de fogo' ".

Reed  escreveu também o clássico "Dez dias que abalaram o mundo", sobre a Revolução Russa (1917). Além de jornalista, era militante comunista. Foi imortalizado no filme Reds, dirigido e protagonizado por Warren Beaty.

Leia mais...

* A Revolução Mexicana foi uma revolução camponesa "strictu sensu". O mesmo não pode ser dito da Revolução Cubana, que além do apoio camponês, teve um apoio decisivo das cidades.

Reportagem da BBC em Espanhol (18/11/2010)

Siga o blog e receba postagens atualizadas por email. Clique na opção "seguir", ao lado.
Enviar email para o blog: lassanceblog@gmail.com
Me siga no Twitter: https://twitter.com/antoniolassance

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar.