03 fevereiro 2011

Estado e desenvolvimento

O terceiro volume da coletânea do IPEA sobre Estado, Instituições e Democracia trata do desenvolvimento brasileiro.

Enfatiza o papel desempenhado pelo Estado brasileiro em diferentes fases. Vários artigos tratam das experiências de planejamento estratégico governamental que marcaram tentativas de fortalecer vetores essenciais para o desenvolvimento do País. 

Questões como regulação da propriedade, tributação, geração e controle da moeda e dívida pública são analisadas em perspectiva histórico-institucional, com grande destaque para as organizações do Estado que conceberam estratégias ou implementaram políticas públicas que ajudaram a desenhar a trajetória de desenvolvimento alcançada pelo Brasil. O Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social é objeto de alguns desses artigos.

Merecem destaque os dois artigos escritos pelo professor Gilberto Bercovici, professor titular da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP): o capítulo 7, "O Estado e a garantia da propriedade no Brasil", e o capítulo 12, "A atuação do Estado brasileiro no domínio econômico". 

O volume 3 foi editado por pesquisadores do IPEA, os colegas Eduardo Costa Pinto, José Celso Cardoso Jr. e Paulo de Tarso Linhares, que também escreveram a introdução deste volume.


Siga o blog e receba postagens atualizadas por email.
Clique na opção "seguir", ao lado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar.