25 maio 2011

É preciso institucionalizar o Bolsa Família como política de Estado



É preciso institucionalizar o Bolsa Família como política de Estado


Ipea lançou a edição 19 do Boletim de Políticas Sociais
25/05/2011 16:32

Temas como previdência, assistência social, igualdade racial, saúde, educação e trabalho e renda são analisados
A evolução das políticas sociais entre 2009 e 2010 é analisada na 19º edição do Boletim de Políticas Sociais, divulgado nesta quarta-feira, 25/05, pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). A publicação aborda, em nove capítulos, as áreas de previdência e assistência social, saúde, igualdade racial e de gênero, educação, trabalho e renda, cultura e desenvolvimento rural.
O Boletim de Políticas Sociais é uma publicação periódica da Diretoria de Estudos e Políticas Sociais (Disoc) do Ipea. Desde 2000, ele analisa sistematicamente os investimentos, resultados e desafios da atuação social do governo. A nova edição cobre o período que vai de janeiro de 2009 a setembro de 2010.
Roberto Gonzalez, coordenador do BPS, destacou que o texto do boletim reconhece acertos, aponta erros e traça desafios para o Governo Federal.
O Bolsa Família, por exemplo, se consolidou nos últimos anos, mas essa consolidação criou a necessidade de um marco institucional para o programa.
“Em dezembro de 2010, o programa atendia 12 milhões de famílias, mas colocamos algumas dúvidas. Ele é um programa que visa quebrar o ciclo geracional da pobreza, levando os filhos dos beneficiários para a escola, ou é um alívio momentâneo da pobreza ligado a programas de geração de renda? É uma definição fundamental.”
Na saúde, um dos pontos abordados é a estruturação do sistema de atendimento às emergências médicas. O Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) organizou esse atendimento e racionalizou a entrada dos pacientes no Sistema Único de Saúde (SUS), mas criou novas necessidades. “Há evidências de que faltam recursos humanos treinados para o atendimento às emergências e faltam leitos de UTIs para receber os pacientes”, argumentou Gonzalez.

Leia a íntegra da edição nº 19 do Boletim de Políticas Sociais


Siga o blog e receba postagens atualizadas. Clique na opção "seguir", ao lado.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar.