28 julho 2011

Humala e Lula: semelhanças e diferenças


Ollanta Humala, que toma posse na quinta-feira (28/7) como presidente do Peru, já ousou realizar uma trajetória mais ao centro, ou mesmo à direita, do que o homem que ele emulou durante sua campanha eleitoral: o ex-presidente brasileiro Lula.

  

Ollanta Humala ousa ir onde Lula jamais esteve

Fonte: Brasil Econômico - Por Terry Wade/Reuters
27/07/11 19:50



Humala, um ex-militar que no passado assustava os investidores com uma retórica agressiva, foi eleito em junho com promessas de adotar uma "esquerda de mercado", como fez Lula.
Mas o gabinete que Humala montou é, sob qualquer ângulo, mais conservador do que o ministério nomeado por Lula quando da sua posse, em 2003.
Isso sugere que Humala manterá intacto o atual modelo econômico, mas intensificará a luta contra a pobreza, problema que aflige cerca de um terço da população do Peru, país que tem um dos mais expressivos crescimentos econômicos do mundo na atualidade.
Humala surpreendeu investidores céticos na semana passada ao anunciar sua equipe econômica - um verdadeiro "time dos sonhos" para o mercado financeiro.
Luis Miguel Castilla e Julio Velarde, dois economistas adorados por Wall Street, serão respectivamente ministro das Finanças e presidente do Banco Central. A Bolsa de Lima disparou diante dessa notícia, e a moeda local chegou à sua maior cotação em três anos.
Castilla e Velarde, ambos doutores em economia por universidades de ponta dos Estados Unidos, trabalharam com o atual presidente, Alan García, seguidor fervoroso das políticas de livre mercado e contra quem Humala pregava no passado, acusando-o de beneficiar os ricos em detrimentos dos pobres.
O novo presidente também escolheu um importante exportador para comandar o Ministério do Comércio, o que indica a preservação dos muitos acordos de livre comércio do Peru, com parceiros como China e EUA.
Transformação dramática
No passado, Humala enfrentava resistência por causa da sua retórica contrária aos investidores estrangeiros, e também por ter comandado uma frustrada revolta militar contra o então presidente Alberto Fujimori, em 2000.
Na eleição de 2006, ele foi derrotado por García porque era visto como um acólito do líder socialista venezuelano Hugo Chávez. Desde então, porém, o peruano passou por uma transformação dramática, revelando-se um centrista conciliador.
"Humala está mantendo o presidente do Banco Central e o vice-ministro de Finanças do atual governo. O Brasil não fez isso em 2003. Achava-se que precisava haver uma mudança", disse Gray Newman, economista-chefe do Morgan Stanley para a América Latina.
O gestor de um fundo de hedge peruano disse, brincando, que ao escolher um ministro "de direita", Humala parou de se inspirar em Lula e agora está copiando García.
Até agora, no entanto, essa guinada para a centro-direita despertou poucos rancores dentro do seu partido, ao passo que Lula precisou passar anos domando radicais do PT que o acusavam de ter vendido a alma ao capitalismo depois de três derrotas em eleições presidenciais.
Ao contrário do que ocorreu com Lula, Humala nomeou uma equipe que já goza de credibilidade junto aos mercados.
No caso brasileiro, o primeiro ocupante da pasta da Fazenda, Antonio Palocci, era médico sanitarista; o presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, era criticado por não ser economista, embora tivesse experiência como banqueiro. Ambos acabaram conquistando a confiança dos investidores, mas foi um processo que levou meses.
© Thomson Reuters 2011. All rights reserved.

Siga o blog e receba postagens atualizadas. Clique na opção "seguir", ao lado.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar.