31 outubro 2011

A política como ela é

A política britânica é uma das mais vibrantes, graças à instituição das rodadas de debate, que obrigam seu Primeiro Ministro a apresentar-se ao parlamento e responder, cara-a-cara, às questões de seus oponentes.

Na sabatina, o Primeiro-Ministro fica em pé, tendo apenas uma mesa para apoiar seus papeis. Atrás de si, os membros de sua coalizão. À sua frente, os oposicionistas. Olho no olho e dedo em riste são recursos comuns, assim como vaias contidas, gargalhadas e frases de apoio.

Faz 50 anos que o Reino Unido instituiu o Prime Minister's Questions (PMQs).

Os microfones foram permitidos de transmitir as PMQs a partir do final dos anos 1970. Em 1989, chegaram as câmeras.

Uma seleção de vídeos da BBC mostra os Primeiros-Ministros Tatcher, Major, Blair e Cameron em cena, duelando com seus adversários e exibindo todo o seu vigor retórico, sendo testados em sua paciência, e perdendo-a, quando em vez. Um verdadeiro ringue.

Os vídeos estão em Inglês Britânico, mas vale a pena mesmo para os que não dominam esta língua sentirem o bom barulho da democracia.

PMQs...

PMQs at 50: Archive clips
Prime Minister's Questions is officially 50 years old this week. Microphones were allowed in to the chamber in the late 1970s and cameras arrived in 1989, so Democracy Live marks the anniversary with a selection of recordings from PMQs past.


  Siga o blog e receba postagens atualizadas. Clique na opção "seguir", ao lado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar.