26 setembro 2012

ONU recomenda ao Brasil desmilitarizar PM`s

Mas Itamaraty responde que matéria é de natureza constitucional. 
Entenda-se: o governo não está pensando em tocar no assunto no momento.

Leia a matéria abaixo, da BBC Brasil.

Itamaraty diz que Brasil acata recomendações da ONU em direitos humanos

O Brasil assumiu nesta quinta-feira, na ONU, o compromisso de "colocar em prática voluntariamente" as recomendações feitas pelo Exame Periódico Universal do Conselho de Direitos Humanos.
Foram 170 recomendações feitas ao país no Conselho de Direitos Humanos da ONU, pedindo melhorias em desenvolvimento e inclusão social, promoção da igualdade, educação, habitação, defesa dos direitos humanos, sistema carcerário, tratamento de idosos e indígenas, entre outros itens.
O Itamaraty disse que o cumprimento das recomendações será seguido "pelo governo brasileiro, pelo escritório regional do Alto Comissariado da ONU para Direitos Humanos e pela sociedade civil". Algumas das recomendações dizem apenas que o Brasil deve "continuar seus esforços" ou "compartilhar suas práticas" (por exemplo, em iniciativas para a redução da pobreza). Outras pedem iniciativas mais firmes, como prevenção e combate à tortura em prisões.
Inicialmente, a Agência Brasil havia divulgado que o Brasil acataria 159 das 170 recomendações. Mas, segundo o Itamaraty, a única rejeitada pelo Brasil é a que trata da desmilitarização das polícias, já que, na avaliação do governo brasileiro, "ela difere da Constituição brasileira".

20 de setembro, 2012 - 13:24 (Brasília) 16:24 GMT

 
Para seguir o blog e receber postagens atualizadas, use a opção "seguir", ao lado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar.