22 agosto 2016

História: origens da Central Única dos Trabalhadores @CUT_Brasil


Há 35 anos, enfrentando a ditadura, ocorria a 1ª Conferência Nacional da Classe Trabalhadora, quando foi criada a Comissão Nacional Pró-CUT


Há 35 anos, entre os dias 21 e 23 de agosto de 1981, ocorreu em Praia Grande, cidade do litoral paulista, a 1ª Conferência Nacional da Classe Trabalhadora, a Conclat. 

Foi o maior encontro de militantes sindicais realizado no país, até então, e um enfrentamento direto à ditadura militar vigente. Participaram mais de cinco mil delegados e delegadas, representando 1.091 entidades sindicais de todo o Brasil. 

Também estiveram presentes centenas de apoiadores e importantes delegações internacionais vindas de várias partes do mundo. No dia 23 de agosto foi eleita a Comissão Nacional Pró-CUT, primeiro passo para que dois anos depois surgisse a maior entidade de representação das trabalhadoras e trabalhadores brasileiros, da cidade e do campo, a Central Única dos Trabalhadores – CUT – fundada em 28 de agosto de 1983.

Apresentamos em seguida fontes do acervo do Centro de Documentação e Memória Sindical da CUT e referências que permitem conhecer aquele importante momento histórico.


Fonte e matéria completa: Cedoc, 19/08/2016 



















O Brasil precisa de uma opinião pública melhor informada, atenta e democrática. Ou será um país de Estado ineficiente, capturado por interesses escusos, com governos fracos, oposição golpista, imprensa hipócrita e pessoas egoístas e intolerantes.
 
Para seguir o blog e receber postagens atualizadas, use a opção "seguir", ao lado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar.